Sorry!
Categoria Básico - ouro
-
2 a 4
-
30 minutos
-
a partir de 6 anos
O jogo Sorry! (conhecido no Brasil como Chispa! na versão lançada pela Estrela, e Com Licença! na versão lançada pela Grow) é um jogo derivado do Ludo (que por sua vez é derivado do Pachisi), que se joga com cartas de ação em vez da tradicional rolagem de dados. O tabuleiro também apresenta disposição distinta do tradicional formato "cruz e círculos" característico dos jogos da família do Ludo.
O objetivo do jogo é ser o primeiro que, partindo de seu ponto de partida, chegue com seus quatro peões ao seu respectivo ponto de chegada. Para isso, deve-se, antes dos adversários, entrar na zona de segurança e alcançar o ponto de chegada, seja dando a volta inteira no tabuleiro no sentido horário, seja retornando casas no sentido anti-horário até que seja possível entrar na zona segura, sempre obedecendo as ações indicadas nas cartas.
Cada jogador por sua vez vira uma carta da pilha de cartas e faz a ação indicada na mesma com um dos seus peões em jogo, caso seja possível realizá-la. A maioria das cartas indica que os jogadores devem mover seus peões para a frente (sentido horário do tabuleiro), porém há cartas que mandam o jogador
mover para trás (sentido anti-horário do tabuleiro), ou ainda dão a opção de andar X casas para frente ou Y casas para trás. Há ainda cartas que permitem sair do ponto de partida (entrar em jogo), jogar novamente, trocar as posições de um de seus peões com um peão de um adversário, ou ainda a carta Sorry! (ou Chispa!, ou Com Licença!), que permite trocar um de seus peões que esteja no ponto de partida pelo peão de um adversário que esteja em jogo, mandando o peão do adversário para seu respectivo ponto de partida. O tabuleiro ainda apresenta as áreas de "slide", onde cada lado do tabuleiro possui slides da mesma cor dos pontos de partida e chegada daquele mesmo lado. Caso, na sua jogada, o peão do jogador caia exatamente na primeira casa de "slide" de uma cor diferente à do próprio peão, ele deslizará até o final do "slide" e mandará todos os peões que se encontrem no caminho de volta para seus respectivos pontos de partida. No entanto, o "slide" é ignorado caso ele seja da mesma cor do peão.
O próprio manual do jogo sugere uma variante oficial para jogadores mais experientes que torna o jogo mais estratégico: em vez de simplesmente virar a carta do topo da pilha, cada jogador recebe 5 cartas e, no seu turno, escolhe uma das cartas de sua mão para realizar a ação descrita na carta. A cada carta jogada, o jogador então repõe a sua mão com uma carta do topo da pilha, mantendo-se sempre com 5 cartas na mão.